domingo, 13 de março de 2011

Encerramento das Oficinas de Oração e Vida

No passado dia 27 de Fevereiro, o grupo de participantes das oficinas de Oração e Vida, fizeram o seu último encontro na Casa de S. Paulo de Cortegaça, com uma tarde de deserto, seguida da Eucaristia.

Terminamos o encontro em convívio de franca amizade com um lanche partilhado, onde todos consideraram os ensinamentos adquiridos ao longo das últimas semanas como extremamente úteis.
Nestas oficinas através de uma prática experimental, aprendemos que a arte de orar, tem na sua prática continua a melhor aprendizagem, pois é orando que se aprende a orar.
Unanimemente consideramos ter ficado espiritualmente mais ricos e melhores pessoas.

As oficinas de Oração e Vida são uma nova forma de Evangelização introduzida por Frei Ignacio Larrañaga, Sacerdote Franciscano, Capuchinho, em 1984, cujos pontos-chave a desenvolver são os seguintes:

1.- Baseada na Bíblia.
As Oficinas de Oração e Vida são um método de evangelização que está integralmente baseado na Palavra. O ponto central de cada Sessão é a leitura e meditação da Palavra. Para todos os dias da semana, durante quatro meses, são assinalados aos participantes textos do Antigo e do Novo Testamento para serem meditados e rezados em suas casas, como pedagogia especial, como maravilhoso instrumento que se chama Pequena Pedagogia para meditar e viver a Palavra.

2.- Com Cristo como centro
Jesus Cristo é, nas Oficinas, o princípio, o centro e a meta, para pensar, sentir, actuar e amar como Jesus, com a eterna pergunta no coração, “Que faria Jesus em meu lugar?”

3.- Fonte de vocações apostólicas.
Toda a experiência acaba em testemunho. A Oficina não quer ser somente escola de formação, mas também escola apostólica, de tal maneira que os participantes, uma vez constituídos em discípulos e amigos de Jesus, participem directamente da missão sacerdotal, profética e régia de Jesus Cristo, e onde quer que se façam presentes, implantem o Reino de Deus com a sua presença, conduta, palavra e acção. Desta maneira as Oficinas se convertem em instrumentos de vitalização da Igreja local.

4.- Serviço exclusivamente laical.
As Oficinas, convencidas de que somente com uma autonomia completa tem leigos maduros, apostaram desde o princípio nos leigos, entregando-lhes a responsabilidade integral para organizar e governar o Serviço das Oficinas no mundo inteiro. Sendo um serviço eminentemente laical, sempre insistimos firmemente no propósito de estabelecer e manter relações fluidas e afectuosas com os Bispos e os Párocos.

5.- Carácter totalmente prático e experimental.
A Oficina não é uma doutrina, nem tampouco uma teoria ou teologia. A Oficina funciona à base de orientações de vida e da sua colocação em prática. Trata-se de uma pedagogia experimental, tanto durante a sessão como na prática semanal em casa. Orar não consiste numa reflexão intelectual... É uma actividade vital, e as coisas da vida aprendem-se vivendo-as e praticando-as. Por este carácter prático falamos de Oficina, porque assim como em qualquer oficina aprende-se trabalhando e trabalha-se aprendendo, no nosso caso, aprende-se a orar orando.

6.- Actividade de oração passo a passo adaptada à pessoa.
A oração, além da graça, é arte. E como arte, está submetida a uma aprendizagem metódica e progressiva. Por isso nos esforçamos por colocar na organização interna da Oficina objectivos claros, uma pedagogia progressiva, conteúdos e muita disciplina.

7.- Oficina libertadora e que cura através do conhecimento de Deus e de si mesmo.
Através da vivência do Abandono, o participante vai chegando a uma profunda paz. E por meio de mensagens e exercícios, o participante chega, paulatinamente, a libertar-se de tristezas e angústias, curar-se das feridas, superar complexos e medos, recuperando o sentido da vida e a alegria de viver.

8.- Transformação à luz da Palavra.
A Oficina toma o participante e, à luz da Palavra, o introduz num complexo entrelaçamento de reflexão, oração, mensagem evangélica e análise da própria vida. Neste contexto, o participante, quase sem dar-se conta, é levado a uma transformação vital. O bem e o mal nascem no coração. A Oficina aborda o coração e transforma-o em baluarte de harmonia, serenidade e paz. A partir do coração convertido esses dons se irradiam à família, e da família à sociedade. Quem transforma o coração, transforma o mundo.

9.- Compromisso com os pobres.
Cristo quis identificar-se de maneira preferencial com os necessitados de todos os tempos (Mateus 25, 31-46). Os pobres são o lugar privilegiado onde Deus se manifesta. As Oficinas querem fazer o que Jesus fez, os Seus preferidos serão os nossos preferidos, os Seus objectivos, os nossos objectivos. Também nós queremos descer da montanha da oração e fazer-nos presentes com a palavra e a presença, preferencialmente, junto dos últimos, para defender os frágeis, libertar os cativos e anunciar um ano de graça e salvação, como diz Isaías.

10.- Promoção de valores do Evangelho


Por Ultimo, deixamos um agradecimento especial ao Guia destas Oficinas, Sr. Joaquim Rocha, pela forma como as conduziu.

Sem comentários:

Enviar um comentário