sexta-feira, 25 de março de 2016

UMA SANTA E FELIZ PÁSCOA!


Que a alegria de Jesus Cristo Ressuscitado, nos faça entender que:
“Sendo Deus rico em misericórdia, por causa do grande amor com que nos amou, estando nós mortos em nossos delitos, nos deu vida juntamente com Cristo” (Ef 2.4-5).
E Jesus diz-nos: “Eu sou a ressurreição e a vida. Quem crê em mim, ainda que morra, viverá” (Jo 11.25)
E diz-nos ainda: “Eu vim para que tenham vida e a tenham em abundância” (Jo 10.10).
A Ressurreição de Jesus devolve a cada um de nós o verdadeiro sentido às nossas vidas, porque por causa da Ressurreição de Jesus, Deus pode agora dar-nos o dom da vida eterna, “porque, assim como, em Adão, todos morrem, assim também todos serão vivificados em Cristo” (1Co 15.22).
Uma Santa e Feliz Páscoa na firme Esperança da Ressurreição de Nosso Senhor Jesus Cristo!
 

4 comentários:

  1. Bom dia Sr. Padre,

    No dia de Páscoa, preparei-me para receber o Senhor em casa e assim mostrar aos meus pequenos o que é beijar a cruz. Coloquei os “verdes” à porta e o Compasso, tal qual corredores à procura da “camisola amarela”, passaram e seguiram sempre o seu caminho. Impossível não terem reparado nos verdes, mas como a porta estava encostada, nem se dignaram a tocar à campainha. Vi-os no fundo da rua, mas, como moro num entroncamento, ainda fiquei com a esperança de que eles ainda iriam passar por cá.

    Juntamente com os meus pais e os meus filhos esperámos toda a manhã! Cerca das 12h00 soaram os foguetes e eu pergunto-me quem terá sido o Compasso vencedor da rapidez…

    São cada vez menos as pessoas a abrir a porta neste dia e eu creio que não voltarei abrir a minha. Quem são estas pessoas que fazem parte do Compasso e andam sempre em volta da igreja! Ainda bem que eu não faço parte delas, porque eu não teria uma atitude destas!!

    Creio que não preciso de dizer o sentimento de desilusão que tive, mas certamente faço parte daquele tipo de pessoas azaradas a quem tudo corre mal…

    Espero que tenha tido uma boa Páscoa, porque para mim não foi!

    Cumprimentos,

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa tarde D. Manuela Santos.
      Acredite que é com muita pena que tomamos conhecimento desta situação, o nosso objetivo é levarmos a Boa Nova da Ressurreição de Jesus Cristo a todas as casas.
      Para que possamos tentar compreender o que se passou, necessitaríamos que nos informasse qual é a rua onde mora, para assim podermos identificar qual foi o grupo do compasso responsável. Certamente foi algum mal entendido que originou esta desagradável situação, sem qualquer intenção de a prejudicar. As cruzes do Compasso recolheram por volta das 13;15 h, à hora que soaram os foguetes e repicaram os sinos, mas se necessário fosse andariam mais tempo.
      Resta-nos pedir-lhe desculpa pelo sucedido. Se possível informe-nos qual é a sua rua, para podermos falar com as pessoas desse grupo de compasso, a fim de tentarmos esclarecer e compreender o que realmente se passou.
      Cumprimentos

      Eliminar
    2. Boa tarde,

      Eu moro na Rua das Pedras, n.º 308. No largo (entroncamento) entre a Rua das Pedras e a Rua dos Carris.

      Hoje de regresso ao trabalho, onde, como é normal, cada colega de trabalho comenta como foi a sua Páscoa, eu senti uma grande tristeza dentro de mim…

      Devia ter sido um dia de alegria, mas acabou por ser um dia de desilusão, pois esse era o momento mais importante do dia.

      Cumprimentos,
      Manuela Santos

      Eliminar
    3. Boa tarde D. Manuela Santos
      Sem querer esmiuçar pormenores nem apontar culpas para este mal-entendido, certamente por desconhecimento da tradição e dos procedimentos que usualmente se tomam para recebermos o compasso, é usual colocarem-se ramos verdes da parte de fora da porta principal como sinal de que queremos receber a Cruz na nossa casa. A passagem do compasso é sobejamente assinalada pelo repicar estridente do sino que um dos elementos transporta, por isso não há necessidade de tocar às campainhas das casas. Quem tiver intenção de beijar a Cruz deve disponibilizar-se para a receber, sendo usual que alguém (normalmente o proprietário ou “chefe da casa”) esteja à porta para receber o compasso, fazendo acompanhamento até à sala onde está a sua família, que depois de beijar a cruz a irá dar a beijar aos restantes familiares. Em inúmeras situações, ou porque falta alguém, ou por outro motivo qualquer, desde que essa intenção seja comunicada ao compasso, este disponibiliza-se a voltar a passar numa outra altura. O Domingo de Páscoa é um dia de grande alegria, e é sempre com esta disposição que os diversos grupos do Compasso levam a Boa Nova da Ressurreição de Jesus Cristo a todas as casas.
      Lamentando o ocorrido, pedíamos-lhe que não guardasse mágoa do grupo que passou pela sua rua, pois não houve da parte deles qualquer intenção de a prejudicar, houve sim um mal-entendido que levou a este desencontro, que tudo faremos para que não volte a acontecer nem na sua casa nem em nenhuma outra.
      Cordialmente e sempre na Paz de Jesus Cristo Ressuscitado, desejamos-lhe um Santo e Feliz tempo Pascal.

      Eliminar