quarta-feira, 9 de maio de 2012

ENCONTRO FAMÍLIA E JUVENTUDA


D. Manuel Clemente Bispo do Porto, convida casais a testemunharem a sua fé com «convicção», apresentando jornadas diocesanas, este ano dedicadas ao tema "Família e Juventude".


A renovação dos votos matrimoniais de casais com mais de 10 anos de ligação e uma vigília de oração para os mais novos são destaques deste ano nas jornadas diocesanas do Porto, dedicadas ao tema ‘Família e Juventude’.
Numa mensagem publicada através do canal diocesano no Youtube, o bispo do Porto convida todas as famílias a participarem no encontro “com convicção e envolvimento”, entre os dias 1 e 3 de junho.
D. Manuel Clemente espera que a reflexão proposta ajude as comunidades locais a olharem para a família “como prática cristã” que deve ser “celebrada” e “projetada”.
Neste âmbito, a “comemoração das bodas matrimoniais”, para casais com 10 anos ou mais de matrimónio cristão, prevista para dia 3 no Palácio de Cristal, funcionará como um “testemunho e incentivo para todas as famílias, da diocese e além dela”, salienta o prelado.
Antes do “dia diocesano das famílias”, marcado para um domingo, terá lugar uma “grande vigília de oração” para os jovens, na noite de sábado, na igreja da Trindade.
Neste mesmo dia vai estar em destaque uma sessão de trabalho dedicada ao tema das jornadas, na Casa Diocesana do Vilar.

O encontro geral da Diocese do Porto arranca com uma via-sacra pelas ruas da cidade.

A temática do evento ficou decidida depois da avaliação que a Igreja Católica local fez ao cumprimento da sua ‘Missão 2010’, dedicada à Nova Evangelização.

Nessa análise, as comunidades cristãs colocaram a família e a juventude como um polo “central e urgente” a desenvolver, recorda o bispo do Porto.

Depois da realização de diversas iniciativas tendentes a aprofundar esta matéria, “nas escolas, nas paróquias e em outras instituições ligadas à Igreja”, as jornadas diocesanas de junho representam ainda, segundo o mesmo responsável, uma oportunidade de os fiéis viverem a “dinâmica pascal” e abraçarem a “paixão de Cristo”.
JCP

"Noticia da Agência Ecclesia"

Sem comentários:

Enviar um comentário