sábado, 13 de dezembro de 2014

Procissão Nª Srª Nazaré 2014-Praia de Cortegaça



Festas em Honra de Nossa Senhora da Nazaré, 137 anos de tradição ininterrupta.

Cumprindo-se a tradição, no primeiro fim de Semana de Setembro, que neste Ano de 2014, coincidiu com os dias 5; 6; 7 e 8, Cortegaça fica em festa para Celebrar as Majestosas Festas em Honra de Nossa Senhora da Nazaré. Festas que acontecem desde 1877, portanto há 137 anos, ininterruptamente.

A Comissão nomeada para organizar as Festas deste Ano, não se poupou a esforços para que tudo estivesse bem. Foi preocupação primordial desta comissão procurar a simbiose entre o religioso e o profano, numa complementaridade que observasse e respeitasse  o espaço de cada vertente, tendo presente que estas Festas são em Honra à Nossa Senhora da Nazaré, por isso essencialmente religiosas, secundarizando-se, mas não desvalorizando a parte laical destas festas, que é no fundo aquela que está mais diretamente ligada ao trabalho das Comissões. É este misticismo conjugado harmoniosamente entre o religioso e o profano, que acrescenta brilho e encanto às Festas que são em honra de Nossa Senhora da Nazaré!
Este ano a Comissão organizou um vasto programa, que passou pela atuação de diversos artistas de grande referência local e também nacional, desde o primeiro dia,  6ª feira, 5 de Setembro, até ao último dia, segunda-feira, 8 de Setembro, passando por dois espetáculos pirotécnicos no Sábado e na Segunda-feira e um grandioso espetáculo piromusical no Domingo. 
A Procissão em Honra de Nossa Senhora da Nazaré é a razão de ser das Festas do Mar.
A Procissão em Honra de Nossa Senhora da Nazaré, considerada por muitos como uma das maiores manifestações religiosas do concelho de Ovar e até mesmo do Distrito de Aveiro, sendo a razão de ser da realização das Festas do Mar, é pretexto para a agregação de todo um povo, que por via deste grandioso evento, se une e organiza lugar a lugar, enfeitando cada um com o Santo da sua devoção, o seu Andor, dando a este ato, o sentido do “viver em comunidade”, que atualmente tão raras vezes acontece.
A grande dimensão da nossa Procissão, na sua majestosa imponência, que normalmente sai com 28 Andores, incluído o Andor da Nossa Senhora da Nazaré, prolonga-se por mais de 1 Km, que desde os jovens que transportam os andores em ombros, aos acompanhantes e figurantes, envolve algumas centenas de pessoas. A sua realização ocupa quase toda a população de Cortegaça. Cada lugar coloca no Andor que leva o seu Santo devoto, muita dedicação, muito trabalho e muito amor, apresentando como resultado final andores belissimamente enfeitados, com toques particulares de grande engenho e arte, manifestações de muita Fé e de uma grande devoção à Nossa Senhora da Nazaré. Tanta é a Fé e a devoção do nosso Povo, que este ano, apesar do anúncio de mau tempo, nunca deixou de acreditar que a Nossa Senhora de Nazaré intercederia em nosso favor, permitindo assim que a pudéssemos louvar e homenagear: - No Domingo, 7 de Setembro, dia da Procissão em Honra de Nossa Senhora da Nazaré, Cortegaça e o País acordavam com chuva torrencial e ininterrupta, mas apesar da tempestade, cada lugar, acreditando nas tréguas do mau tempo, não desmobilizou e apresentou-se com o seu Andor. Ninguém desistiu… e eis que o “milagre” aconteceu, o dia que amanheceu triste e cinzento sob uma forte chuvada, transformou-se num dia alegre com um sol radiante, que não mais deixou de brilhar até ao entardecer, permitindo que quer da parte da manhã, como da parte da tarde pudéssemos prestar o devido tributo à Nossa Senhora da Nazaré, saindo com a Procissão em Sua Homenagem!
Embora com algum atraso devido à chuva, a Procissão saiu rumo à Capela da Praia, e desta vez, tivemos de volta no seu acompanhamento os cavalos e os cavaleiros da G.N.R., que acrescentaram uma maior beleza e solenidade à nossa Procissão. Como habitualmente na chegada à Praia, a Procissão acolhe o Andor da Nossa Senhora da Nazaré, que se coloca imediatamente a seguir ao Andor de Santa Marinha, Padroeira da nossa Paróquia, percorrendo a última parte do percurso da Av. da Praia e da Av. Nª Srª Nazaré, passando pela frente de todos os Andores, que se encontram perfilados de frente para a Capela, para Lhe prestarem juntamente com a Fanfarra dos Bombeiros e da Banda de Música, a devida homenagem antes do seu recolhimento para dentro da Capela. Os restantes andores ficaram em exposição dentro de uma tenda gigante que foi montada especialmente para esse fim, dando a este espaço a dignidade necessária para que, estando expostos pudessem ser visitados e contemplados até à hora da Procissão da tarde. Por volta do meio-dia, logo após o recolhimento da Procissão, foi Celebrada Missa Solene no palco junto à Capela, que foi montado e transformado em “Altar”, exclusivamente para a Celebração Eucarística.

Da parte da tarde, por volta das 16,00h, a Procissão iniciou o seu percurso pelas habituais artérias da Praia de Cortegaça, descendo ao areal para a tradicional Bênção ao mar, momento de profundo sentimentalismo e reflexão, onde a Fé e a devoção à Nossa Senhora da Nazaré, geram no íntimo de cada um a necessidade de rogar à Senhora Nossa Mãe que interceda por cada um de nós, pedindo-lhe que as nossas preces sejam ouvidas e atendidas. Também os pescadores, simbolicamente representados nos barcos, que no momento da Bênção se encontravam a navegar no mar, saudaram a Nossa Senhora e acolheram a bênção que foi lançada na sua direção. Certamente pediram à Senhora da Nazaré a sua proteção e que este imenso oceano, que lhes dá o sustento para as suas famílias seja generoso e complacente, proporcionando-lhes pescas abundantes e sem perdas de vidas.

Após o recolher da Procissão todos os Andores voltaram a ficar expostos na tenda até ao dia seguinte, permitindo assim que com mais calma fossem contemplados e apreciados!

Festas do Mar com uma reorganização diferente no seu espaço.
Este ano, por via das obras que alteraram substancialmente o espaço onde decorrem as Festas de Nossa Senhora da Nazaré, por causa do avanço do mar, que subtraiu parte do terreno onde costumavam ser instalados os “carrosséis” e também, por causa das obras de defesa da costa que estão em curso, a organização e o ordenamento do espaço da Festa do Mar, teve que sofrer várias alterações. Por isso houve a necessidade de adaptar todo o espaço a novas realidades, introduzindo as necessárias alterações e ajustamentos. A alteração mais significativa foi a deslocalização do espaço destinado aos “carrosséis” que passou para o extremo norte da Rua Sacadura Cabral (espaço da antiga escola primária). As outras alterações foram menos significativas, mas também importantíssimas, salientando a libertação de feirantes da Rua Frederico Ulrich, permitindo que a Procissão pudesse passar por aí com mais dignidade e segurança, não havendo (por exemplo) a necessidade de desmontar tendas ou cortar cordas que atravessavam a rua de um lado para o outro…

Infelizmente, quando se trata de introduzir alterações, estas nem sempre são do agrado de todos, mas se queremos manter de pé esta secular tradição, também temos que ter algum espírito de sacrifício, de tolerância e de colaboração… De qualquer forma, julgo que a grande maioria dos Cortegacenses aprovou positivamente as alterações introduzidas…

Uma das grandes inovações foi a montagem de uma tenda gigante para acolher todos os andores em exposição, permitindo que estes pudessem permanecer num espaço digno e resguardado tanto do sol como da chuva. Mantivemos o Coreto bem no centro do arraial da festa, como é tradição, e montamos um palco junto à Capela, exclusivamente para a celebração Eucarística.
Todas estas inovações em conjunto, só foram possíveis graças à preciosa colaboração da Câmara Municipal de Ovar.
Por isso, quero aqui agradecer publicamente, em nome da Comissão de Festas, toda a colaboração que nos foi dada tanto pela Junta de Freguesia de Cortegaça, como pela Câmara Municipal de Ovar. Sem a colaboração destas duas instituições tudo seria muito mais difícil! Muito Obrigado!
Não esquecendo também de agradecer a toda a população de Cortegaça que contribuiu para a Festa, pela forma hospitaleira e cordial como na generalidade acolheu os elementos da Comissão de Festas, assim como a todas as Empresas que quer sendo de Cortegaça ou não, se associaram a nós patrocinando estas festividades, tornando-as possíveis! A todos o nosso Obrigado!

Festas em Honra de Nossa Senhora da Nazaré, uma tradição que não pode ser interrompida.
As Festas em Honra de Nossa Senhora da Nazaré, pelo que representam para o povo de Cortegaça, para o município de Ovar e mesmo para o distrito de Aveiro, não podem acabar nem ser interrompidas. Julgo que a realização destas Festas não pode continuar a estar ameaçada na sua continuidade ano após ano. É imperativo que se encontre uma forma que garanta a sua continuidade sem sobressaltos. Apelo aqui ao voluntariado num exercício de cidadania desinteressada, para que na passagem de testemunho de cada Comissão cessante, possa surgir atempadamente uma nova Comissão, que se organiza no sentido de realizar as Festas do ano seguinte, com calma e sem sobressaltos.
No sentido de facilitar e promover uma maior adesão a este voluntariado, (não tirando a necessária responsabilidade de quem se propõe organizar um evento) deixo aqui uma pequena achega, em jeito de apelo: seria importante tentar desburocratizar ao estritamente necessário, toda a documentação da legalização destas festividades, agilizando todos os atos para que a cadência documental também necessária e importante, não gere naqueles que se apresentam com gratuidade, dificuldades acrescidas, stress e frustração, podendo mesmo dar origem à inconclusão de documentos importantíssimos para a legalização das festas.
Não quero com isto dizer que se devam suprimir documentos e requerimentos legais, que são absolutamente necessários, mas sim simplificá-los e agilizá-los tanto quanto for possível, disponibilizando mesmo dossiers pré-elaborados ou serviços de assessoria para esse fim.

A Festa em Honra de Nossa Senhora da Nazaré é uma romaria que traz à nossa terra e ao nosso concelho milhares de romeiros e algumas dezenas de autocarros em excursão. Excursões que ficam já marcadas de ano para ano. Se em algum ano estas festividades não se realizarem, a fama que alcançou desmorona-se e dificilmente conseguirá ressurgir, advindo daí um imenso prejuízo não só para Cortegaça, mas também para todo o concelho de Ovar. Além de que perderá o estatuto de Festas Centenárias e ininterruptas, únicas no concelho de Ovar e quiçá no distrito de Aveiro.
Vamos todos juntos acarinhar e promover as centenárias Festas em Honra de Nossa Senhora da Nazaré, garantindo a sua continuidade!

Que a Nossa Senhora da Nazaré nos ajude neste desígnio.

Américo Dias

Sem comentários:

Enviar um comentário