domingo, 7 de julho de 2019

Dia Diocesano da Família

Diocese do Porto. 
Mais de 1.200 casais participaram neste evento



   No passado dia 16 de junho realizou-se o Dia Diocesano da Família na Arena Dolce Vita, em Ovar. Foram homenageados os casais que ao longo deste ano perfazem 10, 25, 50 e 60 anos de vida matrimonial.
   A cerimónia foi celebrada pelo Senhor Bispo D. Manuel Linda.
   A Paróquia de Cortegaça esteve representada por alguns casais, que este ano completam 25 e 50 anos de casamento.
  A homilia do Senhor Bispo salientou “quatro vias convergentes” para viver em família. Desde logo, a necessidade da comunicação entre os casais e na família. “Promover a comunicação no interior da família” – disse D. Manuel Linda acentuando que quando “não há comunicação interna na família, ela vai acontecer no exterior”. Como segunda via, o bispo do Porto assinalou que “toda a família é expressão do amor com que Cristo ama a Igreja” e apelou aos casais para viverem “a graça pascal” na vida em família. “Fazer o que faz Jesus” superando a dor de sexta-feira santa e vivendo na alegria da Ressurreição. Em terceiro lugar, D. Manuel Linda sublinhou a necessidade da existência de momentos de oração em família. Recordando que “a Igreja nasceu nas famílias”, o bispo do Porto apelou à presença de Jesus na vida de cada família em pequenos momentos de oração. Finalmente, D. Manuel frisou a necessidade dos pais respeitarem as vocações dos filhos, não impondo caminhos obrigatórios e, se possível, suscitando vocações consagradas para o serviço da Igreja.
  Um dos momentos mais sentidos da Eucaristia foi a bênção coletiva do Senhor Bispo para os cerca de 1200 casais fazerem a renovação dos votos matrimoniais, abençoando as suas alianças.
  No final todos os casais receberam um diploma assinado pelo Senhor Bispo Manuel Linda, pela comemoração jubilar do respetivo aniversário de matrimónio.
  Foi uma cerimónia singela, emocionante pela presença de um número tão elevado de casais, e comovente pelo sentido que a mesma representa.
Irene Godinho

1 comentário:

  1. Titanium Cross Necklace with Black Handle - Titsanium
    Titanium Cross Necklace with Black Handle rainbow titanium – $23.99. In stock at black oxide vs titanium drill bits Titanium Arms Store. titanium legs Check availability titanium jewelry piercing now. Check edc titanium it out! $24.99. In stock

    ResponderEliminar