quinta-feira, 7 de janeiro de 2010

ALGUMAS CURIOSIDADES (sobre Cortegaça)

- A estrada do mar –
A “praia velha” de Cortegaça estava encostada a Esmoriz, muito a norte, e não tinha caminho próprio que a servisse. Quem precisasse de ir aos palheiros do mar tinha que percorrer a pé as dunas das areias movediças, o que causava grande transtorno. Não demorou a nascer a ideia de se abrir uma estrada do Apeadeiro da C. P. em direcção à costa, em linha recta, local onde se veio a construir depois a “praia nova”, tendo sido presente à Junta em 5 de Dezembro de 1920 um projecto duma estrada para o mar. Feitas as diligências para angariar dinheiro (era necessário vender uma faixa de areias, que o Decreto 15.439 de 5/5/1928 veio a autorizar), a Junta foi angariando dinheiro até que no dia 27 de Outubro de 1929 foi decidido pôr em arrematação no dia 10 de Novembro às 10 horas, o último lanço da estrada do apeadeiro até à praia. Concluída a estrada, começaram a aparecer na “praia nova” as primeiras construções de “pedra e cal” (a primeira apareceu em 1931, pertencente a José Gradim) e os palheiros da “praia velha” começaram a ser mudados para a “praia nova”.

- A electrificação da freguesia e da praia de Cortegaça –
Em 22 de Novembro de 1932, a Câmara de Ovar deliberou electrificar todas as freguesias do concelho, solicitando inclusive ao Governo um empréstimo de 600 contos, uma avultada verba na altura. Feitos os estudos, a Câmara meteu “mãos” à empreitada e levantados os postes, construídas as cabines e esticados os fios, a Junta de Cortegaça, ainda na presidência de Manuel Alves Fardilha, decidiu dar um grande brilhantismo à inauguração, que se deu em 3 de Maio de 1937. Neste dia estiveram presentes, em Cortegaça, as autoridades de maior representação distrital, havendo festa rija e claro está, luz eléctrica nas ruas e nas casas. Curiosa foi a electrificação da “praia nova” de Cortegaça. A primeira tentativa para a iluminar, mas a petróleo, partiu da Comissão do Furadouro, que deliberou em 8 de Setembro de 1935 distribuir pelas praias de Cortegaça (e de Esmoriz), os candeeiros de iluminação pública a petróleo. Estes candeeiros foram entregues em Cortegaça, mas ficaram em mãos de particulares, até que a Junta da Presidência do Prof. João José de Pinho deliberou, em sessão de 19 de Setembro de 1937, dar-lhes aplicação na época balnear de 1938, mandando avisar os “detractores” para os devolver. Mas a verdade é que a ideia não resultou e foi preciso esperar dez anos para que fosse inaugurada a luz eléctrica na praia, pelo então Ministro das Obras Públicas, Eng. José Frederico Ulrich, a 5 de Setembro de 1947.

- A elevação (de novo) de Cortegaça a Vila –
Em 1979, já Cortegaça havia apresentado um Projecto-Lei para elevação da freguesia a Vila, só que na altura não havia lei-quadro que suportasse tais intenções. Mas a ideia não “morreu” e depois de muitas “conversas de bastidores”, foi novamente apresentado à Assembleia da República um Projecto-Lei, pelo deputado do CDS Carlos de Sousa Nunes da Silva. Este projecto foi apresentado juntamente com razões históricas, culturais e sócio-económicas, que o justificavam. Estas razões ficaram exaradas na acta da C. M. Ovar de 29 de Maio de 1985, transcrevendo a seguir a moção apresentada e aprovada por maioria, com uma abstenção:
“Cortegaça constitui, desde há muito tempo, centro convergente da região norte do Concelho de Ovar, não só devido há sua privilegiada situação geográfica e condições naturais, mas também e sobretudo, pelo seu inegável desenvolvimento industrial.
Banhada, a poente pelo Atlântico, estendendo-se, a nascente, até aos limites da Feira, e atravessada a Norte/Sul, pelo caminho de ferro (Porto/Lisboa) e pela Estrada Nacional n.º109, constitui ponto importante de passagem e de influência turística que lhe conferem verdadeiro cunho citadino.
Cortegaça é já uma das freguesias mais extensas (15Km2) e povoadas (cerca de 6.500 habitantes) do Concelho, com um índice de capitação de impostos dos mais elevados (9.000$00), pelo que a existência de grandes áreas disponíveis, próprias para construção e zonas verdes, traduz suporte de um notável surto habitacional que, num futuro mais próximo, lhe darão uma nova fisionomia demográfica.
No campo educativo, Cortegaça possui duas salas de aula do ensino pré-primário e dez a nível primário, estando prevista para breve, a criação de uma escola preparatória.
No aspecto associativo, assistencial e desportivo, existem várias associações, nomeadamente:
- Centro Social Cortegacense, com Lar de Infância e Terceira Idade;
- Centro Infantil;
- Posto de Assistência Médica;
- Farmácia;
- Futebol Clube de Cortegaça;
- Parque de Campismo;
- Sede do Sindicato dos Cordoeiros e Capacheiros.
- CRECOR - Solidariedade Social, Cultura Reccreio e Desporto de Cortegaça
- EPROFCOR - Escola Profissional de Cortegaça
O Parque Industrial, virado em grande parte para a exportação, tem a assinalar a existência de várias unidades de razoável envergadura, de valor económico e social mais que aprovado e onde trabalham alguns milhares de pessoas, muitas das quais oriundas das freguesias e concelhos limítrofes, destacando-se, pela sua importância, as indústrias têxteis, de alcatifas e cordoaria.
Apoiando a população e os vários sectores económicos, dispõe de uma agência bancária, estação dos CTT, transportes públicos colectivos, quer o caminho de ferro (Linha do Norte) quer carreiras rodoviárias para o Porto, Espinho e Ovar, e alguns estabelecimentos de hotelaria.
Por outro lado, não há dúvida de que razões de natureza histórica e cultural sempre justificaram só por si a elevação de Cortegaça à categoria de Vila.
Com efeito, e para além do mais, Cortegaça já constituiu Concelho em 1834, cuja Câmara Municipal foi empossada em 13 de Maio de 1834 e cujas sessões decorreram até 17 de Outubro de 1835.
De qualquer modo, a Freguesia de Cortegaça detém já todos os requisitos prescritos no artº 12º da Lei 11/82 e a sua elevação a Vila corresponde aos legítimos anseios da população.
Nestes termos, a Câmara Municipal de Ovar deliberou dar parecer favorável à elevação da Freguesia de Cortegaça à categoria de Vila.

O Projecto de Lei do Deputado do CDS, Carlos de Sousa Nunes da Silva, foi aprovado por maioria, com abstenção da U.E.D.S. (União de Esquerda Democrática Socialista), em 9 de Julho de 1985, convertida depois na lei 52/85 de Setembro do mesmo ano. As comemorações em Cortegaça decorreram no dia 23 de Novembro do mesmo ano.

Sem comentários:

Enviar um comentário